Árvore de Influências

 

 

 

 

Baseada na árvore de influências aqui representada podemos assim separá-la em ANTES e DEPOIS, onde primeiramente entram as influências que aturam musicalmente em Baby, para logo depois vermos os que foram influênciados pela musicalidade de Baby:

 

 

ANTES:

 Baby foi altamente influenciada pelo modo único de cantar aquele chorinho que só mesmo a rainha do choro ADEMILDE FONSECA seria capaz de fazer.

O Brasileirinho de Baby é altamente Ademilde!

 

 

 

Outro grande ícone de importância na carreira de Baby foi ELZA SOARES, onde Baby sempre sonhava em igualar a seu canto. Baby nunca deixou de demonstrar sua admiração a Elza.

 

 

Logo que chegou aos Novos Baianos a maneira de cantar de Baby seria assimilada por Moraes a voz de JANIS JOPLIN, que Baby nem conhecia,

passando a virar logo grande fã, em 1984 declarou ser uma das suas cantoras prediletas. Era o lado ROCK de Baby (principalmente nas suas fases anos 80). Ouvir "VOLTA QUE O MUNDO DÁ" (faixa de 1971, ainda com os Novos Baianos) cantada por Baby e não se lembrar de Janis é quase impossivel.

 

 

 

Agora, com certeza uma das influências mais marcantes na carreira musical de Baby (e de todos os outros Novos Baianos) foi a ilustre visita de JOÃO GILBERTO a casa de onde o grupo se habitava. As palavras, a maneira de tocar afetaram musicalmente todo o grupo. Cada vez que você ver Baby muito bem numa bossa, lembre-se de agradecer muito a João!

 

 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

DEPOIS:

 

Uma das mais declaradas influênciadas por Baby é com certeza MARA MARAVILHA, que começou cantando Baby e chegando a depois as duas serem extremamentes amigas musicais, Baby compôs muitas vezes para discos da Mara. Até hoje a amizade das duas é imsuperável.

 

 

 

Outra que pegou grande influência de Baby (principalmente na fase Novos Baianos) foi MARISA MONTE, declarada convicta fã do grupo já teve uma rápida fase hippie e já regravou A MENINA DANÇA, além de mandar a própria juntamente com nada mais nada menos que Baby em shows e no seu DVD "Barulinho Bom".

 

 

 

 

Mais do que óbvia é a influência de Baby no som do grupo SNZ, formada pelas próprias filhas de Baby as meninas arrasaram no POP/ROCK. Assim fica até fácil entender porque a escolha por música.

 

 

 

CARLA CRISTINA, garota ex-AS MENINAS, aquele grupo que fez um estrondo sucesso em 1999 com "XIBOM BOMBOM" já declarou ser grande fã de Baby também, atualmente Carla atua sozinha fazendo grande sucesso principalmente no meio musical de Salvador, interessante dizer que Carla já regravou a faixa Telúrica.

 

 

 

 

 

VÂNIA BASTOS, cantora que iniciou sua carreira musical em 1986 também merece ser citada, sempre lançando discos com atrativos especiais dedicados a certos artistas consagrados (em 1992 lançou um disco chamado "CANTANDO CAETANO", em 1995 lançou "CANÇÕES DE TOM JOBIM" e em 2002 lançou "VÂNIA BASTOS CANTA CLUBE DA ESQUINA"), dedicou em 1999 com seu 8º disco da carreira, o chamado "BELAS FERAS", uma bela homanagem as mais belas vozes femininas da nossa música, o resultado foi um belíssimo disco repleto de músicas homenageando gente como MARINA LIMA, JOYCE, DANIELA MERCURY, RITA LEE, ADRIANA CALCANHOTO, ANGELA RÔ RÔ e claro... BABY! A música escolhida por Vânia para homenagear Baby foi "ELE MEXE COMIGO", um dos maiores sucessos do primeiro disco solo da carreira de Baby.

 

 

Já foi falado aqui de Carla Cristina e Salvador, e falando em Salvador o que dizer de cantoras como IVETE SANGALO, DANIELA MERCURY e CLÁDIA LEITTE que hoje fazem um auê em cima de trios elétricos?

Pois bem, mulher cantando em trio elétrico já  é mais do que na cara que deve muito a Baby, a primeira mulher a cantar sobre um trio elétrico!

 

 

 

 

Além de muitas outras pessoas que acabaram recebendo influências musicais de Baby poderiamos citar também: ARETHA MARCOSFRANS JÚNIOR (com quem ela já gravou, e ele ainda declarou: "Na música Gospel o fato de eu propriamente ter tocado e gravado com pessoas que tenho grande estima e carinho como Cassiane, Mattos Nascimento, Evanilson, Dany e Roby, Baby do Brasil trouxeram grandes experiências para mim"

Além de grupos como SCRACHO e RAIZ DO SANA. Mesmo que de forma indireta, receberam o Baby toque!.

 

A influência da música de Baby atingi até meios músicais como samba e pagode, vide a belíssima regravação do grupo ART POPULAR para o clássico "UM AUÊ COM VOCÊ" de Baby.

 

 

 

A faixa "PLANETA AZUL", que foi a música carro-chefe do disco de 1991 de Baby, já havia antes sido gavada pela primeira vez com Mara Maravilha em seu disco "MARA VILHA", como grande amiga a proposta de Baby era de ajudar o máximo possivel na carreira da novata Mara, sabendo que essa era muito sua fã. Como resultado a gravação de Mara foi um sucesso!!! Tanto sucesso na voz de Baby e Mara Maravilha levou a faixa a ser regravada pela rainha dos baixinhos, XUXA.

 

 

 

Sempre terá um fã, um artista a receber o toque da voz de Baby,

o youtube é a prova que podemos confirmar que a chama musical de Baby dificilmente se apagará:

 

 

 

 

   

 

 

 

 

É isso galera, espero que tenham gostado e aprendido mais sobre BABY!

 

 

 Um abraço a todos

(e um beijo pra Baby!) *-*

   

Árvore de Influências criada por: DENATELLO  

 

 

 

babydobrasil.webnode.com.br - O MAIOR SITE SOBRE BABY! 

 

Comente:

Mais influências

Guto 18/03/2011
Dena querido Parebéns pelo site,só acho que tem mais influências para serem agregadas a árvore,tipo: Art,popular que gravou "um auê com vc",pedro mariano,"fazendo musica jogando" bola,jota queste "um raio laser",Vania bastos que gravou "Ele mexe comigo" escracho " a menina dança" xuxa gravou "planeta azul"

Re:Mais influências

Denatello 19/03/2011
Valeu Guto!

Vou renovar esse post e colocar o que você citou.
Também vou tentar citar Brigitte Bardot, que influenciou muito na nomeação do nome BaBy.


Quero sempre ouvir sugestões
Todas serão bem vindas
Pois minha meta é fazer desse site, o mais bem feito para a Baby.
E por isso todo tipo de ajuda é necessária.


Muito obrigado

Um abraço
e volte sempre! =D



Dena.

Novo comentário

Visitantes Online

Contato

Baby do Brasil Fã-Clube Entre em contato sempre que tiver alguma dúvida referente a Baby, faremos questão de ajudar!!! babydobrasil@hotmail.com